um 3º Período diferente de todos os outros

Olá,

Como todos sabem, estamos numa situação diferente, a ter aulas em casa, pois a pandemia que todos vivemos não permite ser de outra forma.

Na 1ª aula online que tivemos com a professora, iniciamos um novo capítulo, a programação.

Programação informática é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.

Linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte que dá instruções de processamento ao computador. Permite que um programador especifique precisamente quais os dados que o computador irá atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e, quais ações devem ser tomadas de acordo com as circunstâncias.

As Linguagens de programação são divididas em dois grupos:

  • Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina.
Programação Progressiva: Curso de Assembly

Exemplo: Assembly

  • Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.
Roundup: Best Free Open Source BASIC Tools - OSS Blog

Exemplo: Basic, Pascal, C, etc

Algoritmo Vs. Programa

A um procedimento constituído de um conjunto de instruções bem definidas, executáveis por alguém, com o objetivo de resolver um problema, chama-se Algoritmo.
Exemplos comuns de algoritmos são as receitas de culinária, os manuais de montagem…

Um programa é uma formalização do algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador, gerando assim os resultados pretendidos.
Sendo assim, um programa de computador pode ser definido como uma coleção de instruções que descrevem uma determinada tarefa que o computador deve realizar.


Ada Lovelace

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.




No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”

A Tecnologia está em todo o lado e a avançar como nunca antes se viu. Isto significa que, ao contrário do que acontecia há alguns anos a tecnologia está presente seja na indústria, agricultura, saúde, entretenimento, em qualquer âmbito de trabalho. Como tal é necessário que se aprenda a programar para se poder desenvolver e evoluir cada vez mais e quem sabe no futuro tudo ser feito através de uma simples programação.

byeeeee

Comentários

Mensagens populares